terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ÁSIA: MAIOR PARTE DAS BOLSAS FECHA EM ALTA; YUAN AVANÇA LEVEMENTE

Os principais mercados asiáticos fecharam no campo positivo nesta terça-feira. Parte das bolsas seguiu a orientação altista das bolsas chinesas, ignorando a queda em Wall Street na véspera. Não houve negociações na Indonésia e Malásia por ser feriado.
A Bolsa de Hong Kong fechou em alta, no embalo dos mercados chineses, apesar de uma reportagem informar que o Banco Central chinês poderá aumentar as taxas de juros no fim de semana. O índice Hang Seng subiu 190,46 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 23.428,15 pontos.
As blue chips China Construction Bank, com elevação de 1,3%, e China Mobile, com 1%, contribuíram com a maior parte de alta do índice. Wharf disparou 5,8%.
Já as Bolsas da China se recuperaram, após o declínio na sessão da manhã. A alta foi liderada pelas empresas de metais, beneficiadas pelo enfraquecimento do dólar. O índice Xangai Composto subiu 0,7% e terminou aos 2.875,86 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,7% e encerrou aos 1.309,44 pontos. Jiangxi Copper avançou 2,4% e Yunnan Chihong Zinc & Germanium adicionou 1,5%.
O yuan subiu ligeiramente para a maior alta em duas semanas ante o dólar, influenciado pela desvalorização geral da moeda americana por conta de preocupações com os problemas fiscais na zona do euro. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6446 yuans, de 6,6484 yuans ontem. A alta do yuan foi limitada pela elevação da paridade do dólar contra o
yuan pelo banco central. O Banco do Povo da China fixou a paridade central dólar-yuan a 6,6565 yuans por dólar para esta terça-feira, de 6,6515 ontem.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipei fechou estável. O índice Taiwan Weighted encerrou aos 8.704,39 pontos, após ficar no campo negativo na maior parte do pregão. No setor tecnológico, HTC baixou 1,7% com a realização de lucros, mas Hon Hai subiu 0,4%.
Na Coreia do Sul, as ações tecnológicas puxaram a alta da Bolsa de Seul, ante a expectativa de que as empresas do setor se beneficiem de uma corrida às compras nos EUA durante o final do ano. O índice Kospi ganhou 0,5% e fechou aos 1.962,52 pontos. Samsung Electronics fechou em alta de 1,2% e LG Display subiu 1,1%.
Na Austrália, a alta da Bolsa de Sydney foi liderada pelas ações dos setores de matérias-primas, financeiro e de bens de consumo. O índice S&P/ASX 200 avançou 0,8% e encerrou aos 4.726,8 pontos. O mercado foi estimulado pela decisão do presidente dos EUA, Barack Obama, que concordou em estender temporariamente isenções de impostos, e pelo anúncio de que o Reserve Bank of Australia (RBA, banco central australiano) manteve sua
taxa básica de juros em 4,75% ao ano. BHP Billiton subiu 1,2% e Rio Tinto, 1,6%.
Nas Filipinas, depois de quatro dias seguidos de alta, o índice PSE da Bolsa de Manila recuou com as realizações de lucros, tendo baixa de 0,6%, fechando aos 4.197,92 pontos.
A Bolsa de Cingapura teve ligeira alta, após apáticas negociações, com ausência de novidades para guiar os mercados. Traders disseram que a letargia deve continuar pelo resto do mês. O índice Straits Times subiu 0,3% e fechou aos 3.191,88 pontos.
O índice composto da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,6% e fechou aos 1.040,72 pontos, maior alta em quase um mês, seguindo os ganhos nos mercados regionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário