A Bolsa de Tóquio encerrou em queda um pregão sem brilho, com as ações da
Sony, da Honda e de outras companhias exportadoras prejudicadas pela valorização do iene, enquanto os papéis da Advantest subiram fortemente em resposta à possível compra de uma empresa. O índice Nikkei 225 recuou 26,13 pontos, ou 0,3%, e fechou aos 10.141,10 pontos.
A bolsa ficou em baixa durante toda a sessão, seguindo a valorização do iene, particularmente contra o euro. Os participantes do mercado manifestaram preocupação com a economia dos EUA depois que o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, declarou que a recuperação econômica pode não ser autossustentada.
"Havia uma expectativa generalizada de uma mudança para um iene mais fraco, mas esse roteiro fracassou depois do relatório com os dados de emprego nos EUA", disse Yutaka Yoshii, gerente geral da Mito Securities. O gerente da Phoenix Securities, Mamoru Nakajo, disse que os investidores continuam cautelosos ante a votação hoje, no Parlamento da Irlanda, do orçamento para 2011.
Várias grandes exportadoras caíram, incluindo Sony, que perdeu 1,2%. Honda baixou 1,9% e TDK cedeu 1,2%. A falta de indicações para o mercado como um todo permitiu que ações individuais se destacassem. Advantest fechou em alta de 3,7% ante a notícia de que teria feito uma proposta de compra da norte-americana Verigy, por cerca de US$ 730 milhões.
No setor farmacêutico, Eisai e Astellas Pharma ficaram em baixa depois que a rival Otsuka Holdings fixou o preço de sua oferta pública inicial. Eisai caiu 0,4% e Astellas perdeu 1,1%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário